ESTUDOS BÍBLICOS

Quando Deus Fala...




As Palavras de Deus ao Homem, dando a ele a mensagem de alerta ou de conforto, deixa no ar um pensamento “Quem é este que fala com autoridade e que transforma por meio de uma simples frase, o coração de um Ser “Perfeito” tido como único no universo?”. Através da mensagem do amor, o universo foi criado, conforme a Bíblia, “Pela Palavra”, ou pelo “Verbo”, (Ação), este Deus tido como um homem “Mandão”, só esperava do Ser Humano, criado por suas próprias mãos, revelado e tido como fruto de sua Glória, Deus sempre está utilizando diversos meios para avisar o homem sobre a necessidade de sua salvação. A construção da salvação do homem, começou a ser avisada no dia da queda do homem, no Jardim do Édem, quando Deus disse: “Da semente da mulher nascerá um que pisará a cabeça da serpente”, (Gênesis 3.15).
Este Deus tão misterioso, por meio desta ação, começou a mostrar suas forças e seu ideal de salvar a obra de sua mão.
O Deus do qual estou falando é um Deus criador, um Deus que ama e que aconselha. Um Deus que tem poder.
Está escrito: “Teu é o Reino o poder e a Glória...” (Mateus 6. 13b).

01 – Um Deus que criou todas as coisas com a ação do Falar.


        Quando Deus estava agindo na criação do Universo, ele realizou diversas ações de diálogo, colocando para fora todo o seu sentimento de construir algo que fosse perfeito. Sempre Deus via que era boa aquela criação. Disse Deus: “Haja isto, haja aquilo”.
        Para compreendermos a ação de Deus, de criar todas as coisas com a atitude do falar, temos que observar que esta ação era ainda mais importante, uma vez que a voz é um veículo que transformou o mundo e que diferencie o homem de outros seres definitivamente é a capacidade do homem poder utilizar esta mensagem falada de forma inteligente.
        Diferente de outros Deuses descritos em Salmos 115 que não falam, por não possuirem nenhuma ação, o Deus “JEOVÁ” é um ser de profundo movimento e que criou tudo por símples ato: A “FALA”. O mesmo Deus-Jeová, conhecido também pelo nome “ELOHIM”, plural da Palavra “Deus”, teve como atitude, desenvolver um projeto permanente de libertação de seu povo e que organizou sabiamente, leis que pudessem reger o povo de forma íntegra e para que esse “povo” pudesse sobreviver em ações; enviando também benefícios como o Maná, no deserto; abrindo o mar vermelho; criando água onde não tinha e livrando a nação escolhida por meio de Homens e Mulheres de “FÉ”. Este era, é e sempre será o Deus criador que fala até hoje através da Bíblia e que continua criando oportunidades através da Palavra.

 02 – Um Deus que Falou através dos Séculos.

        O Deus – Jeová utilizou de diversos meios para repassar a sua mensagem para os seus servos e esta mensagem que vem sendo repassada através dos séculos ficou firme no coração das pessoas uma vez que a Bíblia tornou-se, ao longo de sua utilização, o livro mais vendido em todos os tempos, representando a palavra de Deus. Através dos séculos Deus

03 – Um Deus que usa diversas formas paras falar.

        Para falar com o homem, Deus utilizou anjos, sonhos, profetas, e até mesmo uma jumenta para entregar a sua mensagem. Falou através da Sarça Ardente; utilizou um Jovem para pregar a libertação para o povo de Israel que andava subjugado e fora desafiado pelos filisteus.
        Deus jamais limitou seu poder de falar com o povo a uma so forma. Hoje o poder de comunicação tem o alcance universal e em tempo real. Por meio de multiplicação da ciência, também vem se multiplicando os métodos de comunicação e Deus também vem instruindo o homem a utilizar-se deste meio para divulgar a palavra de Deus.


04 – Um Deus que Falou com seus servos.

        Deus tem por princípio o diálogo com os seus servos sempre.



 05 – Um Deus que fala através de seu filho.

        A mensagem mais séria de Deus para o seu povo “Escolhido”, foi repassada por meio de seu filho na Cruz (Hebreus 1.1-3;). A Morte de Cristo era a mensagem que Deus queria passar de que as pessoas precisam ser transformadas e modificadas, sendo que as pessoas não aceitaram que o Messias fosse “...sem parecer e nem formosura...”, (Isaias 53.). O Messias nasceu em lar humilde, não tinha aparência que chamasse a atenção, foi trabalhador, pregou contra a soberba, cumprindo a lei em todos os sentidos. Jesus Cristo deu a Mensagem de Vitória quando ele disse: “Pai, está consumado!”, (João 19.30;). Vitória do homem contra o pecado. Do homem contra a morte; Vitória de Cristo contra Satanás.
Jesus Cristo falou aos homens sobre o respeito ao próximo; sobre o princípio do amor e sobre a necessidade de um novo nascimento.




 06 – Um Deus que fala através do Amor.

        O tema principal e central da Bíblia Sagrada é o amor de Deus (João 3.16;), em todos os sentidos. O Deus “Jeová”, sempre pregou o amor verdadeiro, o amor não fingido e sem mentiras. Para dar credibilidade à palavra de Deus, existem os feitos realizados no decorrer dos séculos em prol de seu povo.
        O Deus que o mundo prega não fala (Isaias 45.20;), (Salmos 115), e dão credibilidade mais a ele do que ao Deus Criador. A natureza humana sempre foi levada a acreditar em imagens palpáveis. Em coisas que se pode tocar, mas que não fala.
        Quando Moisés subiu a primeira vez para falar com Deus no Monte Sinai, aqueles judeus que ficaram esperando, acreditaram que havia uma certa demora na descida de seu líder. Resolveram que fabricar um bezerro de ouro seria bem melhor que esperar. Eles colocaram esta imagem como deus e adoraram a ela, se esquecendo do Deus que os havia tirado do Egito, da escravidão, do sofrimento. Deus havia marcado a histrória daquele povo para sempre, e eles se esqueceram de tudo. Essa atitude fora condenada por Deus, e os responsáveis pela murmuração e pela prevaricação contra Deus foram castigados.
        A ordem de Deus é severa: “Não terás outros deuses...” (Êxodo 20.3;), “Não farás para ti imagem de escultura...”, (Êxodo 20.4;), “Não adorarás, nem lhes darás culto...”, (Êxodo 20. 5;), significando assim que Deus tem o princípio a exaltação e adoração de seu nome.
Deus ama o seu povo, e requer muito pouco deste.         

    



Nenhum comentário:

Postar um comentário